Antes de tudo, a busca pelos serviços de auxiliar de cozinha e profissionais dispostos a desenvolver suas habilidades na cozinha aumentou de forma que fez aumentar o valor de mercado desta profissão.

Ela orienta chefs profissionais a trabalhar em hot√©is, restaurantes, hospitais, casas e outros estabelecimentos aliment√≠cios na prepara√ß√£o e acabamento, m√©todos de cozimento e manuten√ß√£o de padr√Ķes de qualidade.

Os cursos de auxiliar de cozinha s√£o uma oportunidade para aqueles que querem trabalhar na ind√ļstria culin√°ria para ser assistente de chefs e outros que trabalham na √°rea. O curso de auxiliar de cozinha ensina conceitos b√°sicos, como prepara√ß√£o das comidas, limpeza de cozinha, uso de utens√≠lios e processamento de alimentos.

An√ļncios

Confira Também: Curso Extensão de Unhas: aprenda e ganhe dinheiro

Qual é o papel de um auxiliar de cozinha?

Um assistente de cozinheiro √© muito importante e necess√°rio pois suas fun√ß√Ķes abrange toda a prepara√ß√£o da comida do restaurante. De limpeza at√© a prepara√ß√£o e prepara√ß√£o de pratos e utens√≠lios. 

A limpeza de equipamentos de trabalho como utens√≠lios, facas, utens√≠lios de cozinha e artigos dom√©sticos √© seu dever. 

Eles também são responsáveis por gerenciar o compartilhamento e o uso dos produtos. Eles então cortam, limpam, fritam e preparam ingredientes para cozinhar.

Auxiliar de Cozinha

A organiza√ß√£o dos arm√°rios de cozinha tamb√©m √© tarefa do auxiliar. Ele ou ela precisa saber como armazenar e dividir os alimentos por tipo de produto, como armazen√°-los para o armazenamento adequado. 

Al√©m disso, as datas de validade precisam ser verificadas regularmente para garantir que n√£o haja res√≠duos ou alimentos que possam prejudicar os consumidores. 

Portanto, o chef e o auxiliar devem seguir todas as regras da Anvisa de higienização e preparação de pratos. Sendo assim, o papel do auxiliar de cozinha é, portanto, muito importante. Seu papel principal é a organização da cozinha, alimentos e utensílios. 

Como é o mercado de trabalho para um auxiliar de cozinha?

H√° vagas para auxiliares de cozinha em cozinhas industriais, restaurantes, bares, empresas e hospitais. 

Nesta cozinha, um auxiliar pode ajudar a preparar tudo, desde pratos complexos até simples lanches, e várias atividades exigem uma pessoa boa, profissional, flexível e versátil.

Quanto ganha um auxiliar de cozinha em 2023?

Hoje, os auxiliares de cozinha ganham em média R$1.454,71 por 43 horas por semana no mercado de trabalho brasileiro.

Estas informa√ß√Ķes correspondem a pesquisas realizadas pelo Salary.com.br e dados oficiais para novos empregadores da Cage, Social e Internet – janeiro de 2023.

Faixa salarial e piso salarial em 2023

O salário de um auxiliar de cozinha é de R$1400,00 no Brasil como um todo.

O perfil de retorno ao trabalho mais comum é um funcionário de 22 anos de idade com educação secundária que trabalha 44 horas por semana para uma empresa do setor de hospitalidade e afins.

Os sal√°rios listados aqui incluem b√īnus, comiss√Ķes, benef√≠cios m√©dicos, exposi√ß√£o profissional, progress√£o no emprego, f√©rias e muito mais. Os sal√°rios adicionais n√£o est√£o inclu√≠dos. Aplica-se apenas ao sal√°rio base mensal, demiss√Ķes ou contrata√ß√Ķes e/ou CTPS.

Treinamento

Em geral, n√£o h√° requisitos m√≠nimos de educa√ß√£o para cargos de auxiliar de cozinha. No entanto, especialistas com treinamento j√ļnior completo est√£o frequentemente sendo requisitados. Aqueles interessados em seguir esta carreira s√£o encorajados a se inscrever em uma especializa√ß√£o culin√°ria ou especializa√ß√£o com √™nfase nos padr√Ķes de sa√ļde.

Para se qualificar como profissional, busque cursos online para auxiliares de cozinha. Algumas institui√ß√Ķes oferecem cursos t√©cnicos na cozinha para aprofundar o conhecimento pr√°tico neste campo.

Como ser um auxiliar de cozinha

Em geral, o auxiliar de cozinha passa por alguns conhecimentos, como por exemplo:

  • Gastronomia sustent√°vel
  • Higieniza√ß√£o dos alimentos
  • M√©todos de coc√ß√£o de alimentos
  • Rela√ß√Ķes interpessoais
  • T√©cnicas culin√°rias
  • T√©cnicas de cozinha b√°sica
  • Tipos de corte de hortifr√ļti

Sendo assim, os profissionais instru√≠dos que entendem estas no√ß√Ķes b√°sicas s√£o ideais para este papel, ajudando chefs e cozinheiros a preparar excelentes refei√ß√Ķes.

Curso de gastronomia para auxiliar de cozinha

Um dos pontos de entrada mais eficazes e b√°sicos na gastronomia e no mercado de trabalho √© fazer um curso de culin√°ria. Uma forma√ß√£o profissional de n√≠vel superior √© altamente valorizada pelos empregadores. 

A maioria das universidades oferece treinamento em áreas técnicas e leva em média dois anos para que um estudante obtenha um diploma técnico. Algumas universidades oferecem exames finais e fazem uma média de quatro anos, incluindo cursos de pós-graduação.

Auxiliar de Cozinha

Para a gastronomia, algumas das principais disciplinas s√£o:

  • Gastronomia Brasileira;
  • Gastronomia Internacional;
  • Preparo de Bebidas;
  • Fermenta√ß√£o;
  • Panifica√ß√£o;
  • Confeitaria;
  • Administra√ß√£o;
  • Empreendedorismo;
  • Marketing.

Contudo, existem muitas institui√ß√Ķes de ensino que durante o curso de gastronomia levam os seus alunos para um in√≠cio no mercado de trabalho como auxiliar de cozinheiros.

Os est√°gios permitem que esses estudantes ganhem experi√™ncia como assistentes e concorram a posi√ß√Ķes de lideran√ßa na cozinha.

Considera√ß√Ķes Finais

Portanto, c curso de auxiliar de cozinha é destinado a qualquer pessoa interessada em cozinhar e gastronomia que queira ampliar seus horizontes e descobrir todos os recursos que este campo tem a oferecer.

Contudo, a experi√™ncia educacional e certifica√ß√Ķes relacionadas ajudam voc√™ a criar um curr√≠culo abrangente e envolvente, conectar-se com as pessoas, expandir sua rede de contatos, descobrir novas oportunidades de carreira e fortalecer seu trabalho.

Confira Também: Curso Extensão de Cílios: Aprenda rápido e ganhe dinheiro