O FGTS é um dos recursos mais importantes para os trabalhadores brasileiros. Afinal, ele traz uma maior seguridade em casos de perda de emprego ou mesmo de aposentadoria. Mas, você sabe tudo sobre esse benefício, como consultar e como sacar FGTS?

Por isso, hoje vamos te mostrar tudo que você precisa saber para conseguir consultar e sacar o seu FGTS. Além disso, mostrar outras formas que ele pode ser concebido para que você fique sempre assegurado.

Gostou? Ent√£o, vamos nessa!

An√ļncios

O FGTS cada vez mais digital (Imagem; Gov.Federal)

O que é FGTS?

FGTS significa Fundo de Garantia do Tempo de Servi√ßo. √Č um benef√≠cio garantido aos trabalhadores brasileiros com carteira assinada. O FGTS foi institu√≠do em 1966 como uma forma de proteger os trabalhadores em caso de demiss√£o sem justa causa. Al√©m disso, o FGTS tamb√©m serve para outros casos.

Dessa forma, o empregador é responsável por depositar mensalmente uma quantia equivalente a 8% do salário do trabalhador em uma conta vinculada ao FGTS, em nome do empregado. Aliás, esse valor é por conta da empresa, não sendo descontado do salário do trabalhador.

O FGTS possui algumas finalidades espec√≠ficas, como a possibilidade de saque em casos de demiss√£o sem justa causa, aposentadoria, aquisi√ß√£o da casa pr√≥pria, doen√ßas graves, entre outras situa√ß√Ķes previstas em lei.

Os valores depositados no FGTS s√£o corrigidos monetariamente e rendem juros ao longo do tempo. Assim, o trabalhador pode consultar o saldo e realizar saques conforme as condi√ß√Ķes estabelecidas pela legisla√ß√£o.

√Č importante ressaltar que o FGTS √© um direito do trabalhador e possui regras e condi√ß√Ķes espec√≠ficas para saque. Por isso, √© fundamental estar informado sobre essas regras e buscar orienta√ß√£o para o uso adequado desse recurso.

Como consultar o FGTS?

Para consultar o saldo do FGTS, existem diferentes formas disponíveis:

  1. Site da Caixa Econ√īmica Federal: A Caixa √© o agente respons√°vel pela gest√£o do FGTS no Brasil. Acesse o site oficial da Caixa e procure pela op√ß√£o de consulta ao FGTS. Voc√™ precisar√° informar seu n√ļmero de CPF ou NIS/PIS, al√©m de uma senha cadastrada previamente.
  2. Aplicativo FGTS: A Caixa tamb√©m disponibiliza um aplicativo espec√≠fico para consulta do FGTS. Baixe o aplicativo “FGTS” em seu dispositivo m√≥vel, fa√ßa o login com seu CPF e senha cadastrada e verifique o saldo e o hist√≥rico de movimenta√ß√£o do seu FGTS.
  3. Internet Banking da Caixa: Se voc√™ √© cliente da Caixa Econ√īmica Federal e possui acesso ao Internet Banking, √© poss√≠vel consultar o FGTS por meio dessa plataforma. Fa√ßa o login em sua conta, procure pela op√ß√£o de consulta ao FGTS e informe os dados solicitados.
  4. SMS: Caso voc√™ tenha cadastrado um n√ļmero de celular no seu cadastro do FGTS, √© poss√≠vel receber informa√ß√Ķes sobre o saldo do FGTS via SMS. Envie uma mensagem com a palavra “FGTS” para o n√ļmero 28037. Voc√™ receber√° um retorno com o saldo dispon√≠vel na sua conta do FGTS.

Al√©m dessas op√ß√Ķes, tamb√©m √© poss√≠vel consultar o saldo do FGTS pessoalmente em uma ag√™ncia da Caixa Econ√īmica Federal, utilizando o Cart√£o Cidad√£o em um terminal de autoatendimento ou ligando para o telefone de atendimento da Caixa.

Lembrando que √© importante ter em m√£os o n√ļmero do CPF ou NIS/PIS e uma senha cadastrada para realizar a consulta. Assim, caso n√£o tenha uma senha cadastrada, √© poss√≠vel fazer o cadastro por meio do site ou aplicativo da Caixa.

Imagem: Caixa

Leia também: Como se inscrever no programa Minha Casa, Minha Vida

Como sacar o seu FGTS

Então, depois de consultar o seu FGTS e saber quanto tem e se é possível sacar o benefício, é hora de tirar o dinheiro. Aliás, com o avanço da tecnologia ficou muito mais fácil conseguir retirar os fundos.

Assim, tudo que você precisa é fazer o download e acessar o aplicativo do FGTS e realizar uma consulta dos valores já disponíveis e solicitar o saque. Para isso, basta indicar uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco. Tudo 100% digital, sem precisar ir à uma agência.

Portanto, sem dificuldades ou problemas. Agora você já sabe tudo que precisa para realizar a consulta e o saque do seu FGTS de forma simples e rápida. Então, não perca tempo e consulte agora mesmo!