A organização é uma parte essencial para o planejamento e execução de qualquer trabalho. E neste aspecto, distribuir bem as  tarefas a serem cumpridas pode ser a diferença entre entregar uma entrega dentro do prazo ou atrasada. Neste artigo você vai conhecer o Trello, um dos melhores aplicativos do mercado quando se trata do gerenciamento de projeto!

Organize seu trabalho (Imagem: Divulgação/Trello)

O que é gerenciamento de projetos?

Gerenciamento de projetos é a ciência e arte de planejar, organizar, executar e controlar recursos durante a execução de certas atividades para alcançar objetivos específicos.

Para facilitar o entendimento, podemos descrever ‚Äúprojeto‚ÄĚ como um esfor√ßo para produzir um produto, servi√ßo ou resultado. Os projetos podem ser de diferentes tipos, tamanhos e complexidades, dependendo do contexto e das necessidades de cada organiza√ß√£o.

An√ļncios

Neste caso, o papel de uma pessoa responsável pelo seu gerenciamento é segmentar os esforços necessários para entregar o resultado num período específico de tempo.

Entre as responsabilidades de um gerente de projetos est√£o as atribui√ß√Ķes de tarefas, que ajudam a equipe a ter uma vis√£o mais ampla do que j√° foi feito e do que ainda precisam fazer.

Aplicativos de gerenciamento de projeto

Na teoria pode até parecer fácil, mas a verdade é que gerenciar projetos exige muito mais do que você imagina.

A pessoa respons√°vel precisa de uma vis√£o estrat√©gica, habilidades de lideran√ßa e membros de equipe comprometidos e capazes. Tamb√©m √© importante ter a habilidade de lidar com situa√ß√Ķes anormais.

Felizmente, existem diversas ferramentas que podem auxiliar gestores e as equipes a organizarem suas tarefas. Neste artigo, vamos te mostrar o Trello, um dos aplicativos líderes no ramo do gerenciamento de projetos!

Trello

Mais do que um aplicativo, o Trello é uma plataforma online completa, conhecida principalmente pelas suas ferramentas de gerenciamento de projetos em listas que indicam os diferentes estágios do projeto.

Por exemplo, √© poss√≠vel anotar todas as tarefas que precisam ser cumpridas e separ√°-las em colunas que representam diferentes est√°gios, como ‚ÄúEm aberto‚ÄĚ, ‚ÄúEm andamento‚ÄĚ e ‚ÄúConclu√≠do‚ÄĚ.

A ideia √© criar uma organiza√ß√£o visual que permita facilmente ver o estado de um projeto ‚ÄĒ o que precisa fazer, o que est√° sendo feito e o que j√° foi feito.

Feito para colaboração

E dentre as ferramentas mais interessantes sobre o Trello, a parte colaborativa √© um destaque. √Č poss√≠vel criar uma √°rea de trabalho representando uma empresa ou projeto e criar v√°rios quadros para gerenciar diferentes tipos de tarefas em forma de listas.

Dentro das listas voc√™ pode adicionar cart√Ķes contendo informa√ß√Ķes como descri√ß√£o, membros respons√°veis, datas de entrega, anexos, checklists e coment√°rios. Uma pessoa respons√°vel por um cart√£o (uma tarefa) pode mov√™-lo para a lista adequada.

Por exemplo, ao finalizar uma tarefa basta mover o cart√£o para a lista das tarefas completas, assim todo mundo envolvido sabe que aquela tarefa j√° foi feita.

Dessa forma, voc√™ consegue trabalhar facilmente com um n√ļmero grande de colaboradores.

Funcionalidades

O Trello é aquele tipo de ferramenta simples, mas que funciona perfeitamente. Isso porque ele é muito flexível e permite que os usuários gerenciem projetos de vários tamanhos. Inclusive, você pode usar ele para gerenciar seus próprios projetos pessoais.

Confira abaixo algumas funcionalidades do Trello que você pode usar para aumentar a produtividade nos seus projetos:

  • Membros: √© poss√≠vel atribuir um membro espec√≠fico a um cart√£o, dando a ele a responsabilidade por aquela tarefa;
  • Datas de entrega: voc√™ consegue definir datas para a entrega de cada um dos cart√Ķes, inclusive com marcadores visuais e lembretes, como se fosse um calend√°rio digital;
  • Anexos: al√©m de textos, nos cart√Ķes d√° para colocar links, documentos, imagens e at√© v√≠deos, assim fica mais f√°cil explicar como as tarefas devem ser feitas;
  • Checklists: alguns cart√Ķes podem ter v√°rias tarefas dentro deles, ent√£o voc√™ pode criar uma checklist para dividir e acompanhar o progresso de uma tarefa;
  • Coment√°rios: √© poss√≠vel dar feedback direto nos cart√Ķes, assim, caso alguma das tarefas feitas apresente problemas, o gerente do projeto pode responder no pr√≥prio cart√£o, dizendo o que precisa ser mudado.

O app traz v√°rias op√ß√Ķes de personaliza√ß√£o dos quadros e listas, como cores, etiquetas, filtros e automa√ß√Ķes. O Trello tamb√©m conta com integra√ß√£o em alguns dos principais softwares de produtividade do mercado, como as ferramentas do Google, Dropbox, Slack e Zapier.

Trello
Simples, organizado e disponível em PT-BR (Imagem: Divulgação/Trello)

Leia tamb√©m: Melhores cursos t√©cnicos na √°rea da sa√ļde

Preços do Trello

O Trello é gratuito, mas você pode criar apenas 10 quadros por projeto. Caso queira se livrar da limitação, basta assinar um dos planos do serviço. O plano básico (Standard) custa $5,00 por mês (R$25,28) enquanto o Premium custa $10,00 por mês (R$50,56).

Ao assinar, voc√™ ganha a op√ß√£o de criar quadros ilimitados e coisas como checklists avan√ßadas, vis√£o em tabela e calend√°rio, cole√ß√Ķes de quadros, e muito mais.

Segundo a própria plataforma, o plano básico é direcionado a equipes pequenas com necessidade de escalar suas capacidades de colaboração. Por outro lado, o premium é voltado para um gerenciamento mais avançado, quando a equipe precisa ter uma visão melhor dos seus projetos.

A plataforma tamb√©m conta com o plano para empresas (Enterprise). Aqui as op√ß√Ķes j√° visam a escalabilidade dos projetos e a integra√ß√£o de equipes individuais.

Para conferir mais sobre os planos basta acessar este endere√ßo. √Č poss√≠vel usar o Trello na sua vers√£o web ou pelo aplicativo, dispon√≠vel para Android e iOS. Ele tamb√©m tem op√ß√Ķes para desktop (Mac e Windows) e suporte para praticamente todos os navegadores atuais.