O aumento do preço do gás fez com que muitas famílias de baixa renda enfrentassem dificuldades para manter o abastecimento mensal. Felizmente, o muitos anos o governo federal criou um programa para ajudar famílias carentes a conseguir comprar o seu botijão, com o Vale Gás.

O Vale Gás assegura que as famílias consigam comprar o seu botijão. Mas, você sabe como funciona? Sabe como se cadastrar? Então, agora vamos te mostrar tudo sobre o programa e como se cadastrar. Então, fique ligado!

Nada de ficar sem gás em casa (Imagem: Pixabay)

O que é o programa Vale Gás?

O Programa Vale Gás é uma iniciativa do governo que tem como objetivo fornecer auxílio financeiro para a compra de botijões de gás de cozinha (GLP – Gás Liquefeito de Petróleo) às famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O programa visa garantir o acesso a esse recurso essencial para a preparação de alimentos e para as atividades domésticas.

Anúncios

Em alguns casos, o auxílio é fornecido por meio de um cartão ou voucher que pode ser utilizado para a compra do botijão de gás em estabelecimentos credenciados. Em outros casos, é realizado um depósito direto do valor do benefício na conta bancária do beneficiário.

Regras para participação

As regras para participação no Programa Vale Gás podem variar. Geralmente, o benefício é direcionado às famílias de baixa renda, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, cadastradas em programas sociais do governo ou identificadas como elegíveis por critérios específicos.

A seleção dos beneficiários e a concessão do auxílio são realizadas pelos órgãos responsáveis pelo programa, como os Ministérios ou Secretarias de Desenvolvimento Social.

O Programa Vale Gás é uma forma de assistência social que busca aliviar a carga financeira das famílias de baixa renda, proporcionando acesso ao gás de cozinha de forma mais acessível. Dessa forma, contribui para a promoção da segurança alimentar e melhoria das condições de vida dessas famílias.

Qual o valor do Vale Gás?

O pagamento da parcela bimestral do Auxílio Gás atualmente é de R$ 110, sendo baseado no valor total do botijão de gás no mercado. Atualmente está disponível para 5,69 milhões de famílias, custando R$ 626,2 milhões aos cofres do governo.

Como se cadastrar no Vale Gás: consulte se tem direito

Afinal, como se cadastrar no Vale Gás? Primeiramente, para que uma família possa receber o benefício é necessário realizar o cadastro do CadÚnico. Como já sabemos, o CadÚnico nada mais é do que o cadastro das famílias que estão em situação de baixa renda. Dessa forma, as famílias que estiverem inscritas têm a possibilidade de receber.

Além disso, outra forma de receber é por meio do rendimento recebido. Com isso, as famílias que tem renda por pessoa inferior a meio salário mínimo pode ter direito ao benefício. Por fim, vale destacar que mesmo estando inscritos ou já recebendo outro tipo de auxílio, o Vale Gás será pago.

Ajudando as pessoas (Imagem: Gov. Federal)

Como fazer inscrição do CadÚnico?

Mas, quer saber como se inscrever no CadÚnico? As inscrições são realizadas por meio do Cras da sua cidade. Essa é uma excelente opção, pois os assistentes sociais vão tirar todas as suas dúvidas e te ajudar com a criação do cadastro de forma simples. Além disso, pode receber todas informações sobre as datas de verificação de pagamento e muito mais.

Outra forma de se cadastrar é instalando o aplicativo disponível para iOS e Android, mas aqui você vai estar realizando apenas um pré-cadastro, onde suas informações vão ser enviadas ao sistema do Governo Federal. Isso porque o cadastro deve ser finalizado pessoalmente, tendo um prazo de até 120 dias para que o pré-cadastrado compareça ao endereço do Cras e finalize a situação.